Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas pedem fim de ciclo de violência no Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Sudão Sul (UNMISS), Hilde Johnson, lançou um apelo para pôr termo ao “ciclo de violência” que abalou Jonglei, um Estado vizinho do Sudão Sul, onde centenas de pessoas foram mortas nos últimos dias em combates que opuseram diferentes grupos étnicos.

Pelo menos 600 pessoas teriam sido mortas e relatos da imprensa não confirmados indicam que perto de mil outras ficaram feridas durante confrontos entre as comunidades Murle e Lou Nuer, em Jonglei, indicou a missão onusina num comunicado de imprensa.

O comunicado afirma que « os ataques tiveram lugar após roubos em grande escala de gado - um problema persistente no Sudão Sul - cometidos pelos membros das duas comunidades que roubaram entre 26 e 30 mil bovinos ».

Ele indica igualmente que « várias casas foram igualmente destruídas durante os combates e as autoridades locais assinalaram que perto de 200 pessoas terão sido raptadas e milhares de outras deslocadas ».

Exprimindo uma profunda preocupação a respeito dos ataques, Hilde Johnson, chefe da UNMISS e representante especial do Secretário-Geral da ONU para o Sudão Sul, convidou todas as comunidades étnicas à retenção.

« A segurança de todos os Sudaneses do Sul deve ser a prioridade », sublinhou, condenando a pilhagem e a destruição das instalações humanitárias em Jonglei.

-0- PANA AA/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 23agosto2011