Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas organizam reunião de alto nível sobre Líbia

Tripoli , Líbia (PANA) - As Nações Unidas vão apresentar um plano de trabalho sobre a crise líbia durante uma reunião de alto nivel à margem da Assembleia Geral da ONU de setembro próximo, anunciou o representante especial do Secretário-Geral da organização universal na Líbia, Hassan Salamè.

Salamè, que fazia uma avaliação pela primeira vez desde a sua nomeação à frente da Missão da ONU na Líbia aos membros do Conselho de Segurança, afirmou que todos os esforços devem ser feitos sob a direção líbia, acrescentando que as Nações Unidas estão a trabalhar para apoiar os Líbios e não para tomar a sua posição.

Sobre a situação na Líbia, Salamè afirmou, por teleconferência a partir da sede da missão, em Tripoli, que a sua “ presença aqui visa reafirmar a determinação da missão e de trabalhar o mais cedo possível com os Líbios do interior da Líbia”.

Ele disse haver concertações com as diferentes partes líbias nas diferentes zonas do país, afirmando que estar convencido de que o acordo político líbio não deve impedir contactos com todos os Líbios sem considerar a sua situação, posição anterior e atual.

Ele indicou ter dado uma prioridade particular às concertações com os países vizinhos, precisando que estes países vão beneficiar da estabilidade e da paz na Líbia.

O vazio institucional prevalecente atualmente na Líbia neste período crítico é mau para os interesses do país, disse.

Sobre as perspetivas ligadas à adoção da Constituição e à realização de eleições, o responsável onusino insistiu na necessidade de o país reunir as condições políticas e técnicas a fim de organizar com sucesso eleições com resultados aceites por todos.

« Existe uma esperança que os Líbios devem explorar », disse o responsável onusino, acrescentando que « não teria aceitado este posto se eu não estivesse convencido da possibilidade de resolver a crise líbia de forma pacífica e positiva ».

-0- PANA AD/IN/BEH/FK IZ 29ago2017