Nações Unidas instam líbios ao respeito de acordo de cessar-fogo
Trípoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas exortou as partes líbias "a respeitarem os seus compromissos e implementarem integralmente o acordo de cessar-fogo permanente assinado, em Genebra, na sexta-feira passada.
O acordo de cessar-fogo foi assinado depois de quatro dias de negociações patrocinadas pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).Num comunicado divulgado terça-feira, os membros do Conselho saudaram o acordo de cessar-fogo permanente na Líbia, apelando "às partes líbias a mostrarem a mesma determinação para alcançar uma solução política por meio do Fórum de Diálogo Político da Líbia (LPDF) ".
Saudaram igualmente o lançamento do Fórum de Diálogo Político da Líbia, a 26 de outubro, por videoconferência, exprimindo o desejo para uma reunião direta do fórum, que está prevista para a capital tunisina, Túnis, a 9 de novembro.
Os membros do Conselho de Segurança lembraram igualmente a sua Resolução nº 2.510 de 2020 e o compromisso dos participantes da Conferência de Berlim de respeitar o embargo de armas e de se abster de entrar em conflito armado ou nos assuntos internos da Líbia, exortando os Estados-Membros a respeitar e apoiar a aplicação do acordo de cessar-fogo.
Reafirmaram igualmente o seu forte compromisso com a soberania, a independência, a integridade territorial e a unidade nacional da Líbia.
O acordo de cessar-fogo inclui 12 pontos, segundo os quais ambos os lados devem evacuar as linhas de frente das unidades militares, os mercenários deixarão o país em três meses, além da formação de uma força militar conjunta, da cessação do discurso de ódio e de incitação à violência na imprensa e da abertura de estradas entre todas as províncias do país.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 028out2020