Nações Unidas esperançadas nas consultas na Guiné Conakry para fim da crise
Conakry, Guiné (PANA) - O representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na África Ocidental e no Sahel, o Tchadiano Mahamat Saleh Annadif, disse, segunda-feira, ter esperanças nas consultas nacionais abertas um dia depois, por iniciativa da junta militar no poder, desde 5 de Setembro corrente.
Um pouco antes de deixar a capital guineense, depois de uma visita de algumas horas, o enviado de António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que se encontrou com o presidente do Comité Nacional para o Desenvolvimento (CNRD, junta no poder), o tenente-coronel Mamady Doumbouya, disse que este último lhe prometeu encontrar um consenso no final das consultas a que vários componentes da sociedade guineense são convidados.
“Depositamos muitas esperanças nas consultas inter-guineenses que se iniciam nesta terça-feira. O líder da junta promete ouvir os seus compatriotas e tentar, tanto quanto possível, chegar a um consenso depois destas consultas. Em princípio, as Nações Unidas coordenam e apoiam todas as iniciativas da organização sub-regional, neste caso, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ”, explicou.
Durante a sua breve visita, o diplomata onusimo reuniu-se com vários líderes de partidos políticos aos quais explicou as profundas motivações das Nações Unidas para ajudarem a Guiné, ao lado dos Guineenses, colocaremrrapidamente o país de pé para saír da crise.
“Exprimimos a nossa intenção de acompanhar a Guiné para sair da crise (...). Encontrámos o presidente do CNRD, a comunidade diplomática na Guiné e vários líderes dos partidos políticos. Enviamos uma mensagem simples para dizermos que queremos ouvi-los e tomar nota do que pensam sobre o futuro do seu país, a transição que desejam para o seu país para que possamos acompanhá-los a fim de que a Guiné saia da crise, " explicou.
Acrescentou que a duração da transição vai depender dos Guineenses porque o futuro do seu país está nas suas mãos.
Sublinhou no entanto que as Nações Unidas desejam uma duração razoável.
O enviado de Guterres disse igualmente ter-se encontrado com o Presidente deposto, Alpha Condé, internado no Quartel-Geral do Agrupamento das Forças Especiais (GFS) para garantir a sua segurança e a sua saúde "que estå boa."
-0- PANA AC/JSG/MA/DD 14setembro2021