Nações Unidas doam mais de 909 mil euros a Cabo Verde contra covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - As Nações Unidas transferiram mais de 10 milhões de escudos (cerca de 909 mil euros) para Cabo Verde no quadro do apoio às autoridades cabo-verdianas nas respostas à pandemia da covid-19 (coronavírus), anunciou terça-feira a organização.
Num comunicado, a Organização das Nações Unidas (ONU) referem que os fundos, ora doados, no valor total de 10,158,900 CVE (dez milhões, cento e cinquenta e oito mil e novecentos escudos cabo-verdianos), visam contribuir para garantir essencialmente a continuidade de serviços prestados aos idosos e pessoas isoladas por alguma vulnerabilidade, através dos centros de dia.
O donativo servirá também para apoiar o processo de reabertura dos jardins de infância, assegurando a criação de condições de segurança sanitária e de higienização que a situação sanitária exige de momento, em consonância com orientações emanadas do Governo.
“Esta doação vem, assim, contribuir para a implementação da parte das respostas previstas no documento, para medidas de proteção das famílias mais pobres e dos trabalhadores do setor informal e do REMPE (Regime Especial das Micro e Pequenas Empresas), particularmente na medida 4 que diz respeito à proteção social dos idosos dos Centros de Dia”, lê-se no documento.
A verba, transferida diretamente para a conta do Tesouro, provém do orçamento do Gabinete da Coordenadora Residente das Nações Unidas e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em Cabo Verde.
No mesmo documento, a ONU lembra que, através das suas diferentes agências especializadas, tem estado, desde a primeira hora, a acompanhar o Governo de Cabo Verde na implementação das medidas e das respostas à covid-19, tentando mitigar os impactos socioeconómicos desta na vida das pessoas, particularmente na das mais vulneráveis.
A organização destaca que já foram disponibilizadas assistência técnica especializada em matéria de saúde e de epidemiologia, materiais e equipamento para laboratórios, viaturas, sessões de formação para profissionais de saúde, na prevenção e controlo de infeções.
Também foram reprogramados fundos planificados para 2020, no valor de oito milhões de dólares americanas, no quadro do plano de trabalho para se dar resposta imediata às medidas do Governo relacionadas com a proteção social, incluindo a proteção da criança, garantindo o rendimento a milhares de famílias e de pessoas do setor informal que perderam o seu rendimento.
A organização realça outros apoios, nomeadamente na criação de emprego ao nível comunitário, a segurança alimentar, a formação e capacitação de técnicos sociais e de Organizações Não Governamentais (ONG), em comunicação de risco e manutenção de todo o trabalho para a segurança e luta contra o tráfico.
-0- PANA CS/DD 16junho2020