Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas defendem único Parlamento na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, defendeu esta quinta-feira em Tripoli que um único Parlamento deve representar o conjunto dos cidadãos líbios.

« O diálogo é a única solução e o objetivo é chegar a um único Parlamento que represente todos os Líbios, bem como um Governo em representação de todos os Líbios », declarou Leon à margem duma reunião com um grupo de parlamentares em Tripoli.

Falando aos seus interlocutores, o responsável onusino sublinhou, segundo um comunicado da MANUL, "a necessidade da cessação da violência por parte de todos os protagonistas nas zonas onde estão a ocorrer os combates, nomeadamente na periferia de Tripoli, em Ouerchefana, na cidade de Benghazi e noutras zonas do leste".

Ele acrescentou que o uso da força para realizar objetivos políticos é inaceitável e que a cessação de todos os atos de hostilidade constitui um passo importante para restabelecer a confiança e favorecer um clima adequado ao diálogo.

« Discutimos sobre algumas ideias relativas ao diálogo, mas a iniciativa deve ser líbia com o apoio da comunidade internacional visto que ninguém pode substituir os Líbios ou colocar-se no seu lugar », afirmou o chefe da MANUL.

Ele sublinhou a necessidade imperiosa de realizar progresso nas próximas semanas, afirmando que « não falar do processo mas do fundo, visto que o diálogo não é uma solução se ele não culminar num acordo brevemente. O que precisamos é um diálogo eficaz que permita soluções a curto prazo ».

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas acrescentou que « devemos ouvir os protagonistas e determinar os domínios consensuais traduzindo-os em ideias para conhecer se existe um terreno suficiente para iniciar discussões e reuniões o mais cedo possível ».

Ele prometeu que "a Missão está a envidar todos os esforços possíveis para reduzir os hiatos entre as posições dos protagonistas, mas não podemos fazê-lo sozinho. A rua na Líbia quer a paz e a democracia e trabalha para resolver os problemas do país”.

O responsável da MANUL anunciou que ele vai deslocar-se na próxima semana ao Conselho de Segurança em Nova Iorque (Estados Unidos) para apresentar um relatório sobre o desenvolvimento da situação, reiterando a sua disponibilidade de se encontrar com as partes interessadas na Líbia para realizar a paz e a estabilidade do país.

-0- PANA BY/BEH/FK/TON 11 set 2014