Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam explosões perpetradas na Somália

Dar-es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- O representante especial das Nações unidas na Somália, Ahmedou Ould-Abdallah, condenou com firmeza as explosões que visaram no fim de semana passado a Mesquita Abdalla Shideye, situada no mercado de Bakara, em Mogadíscio, que mataram e feriram vários Somalís e estrangeiros.
"É um ataque selvagem contra pessoas que se deslocavam à mesquita para rezar.
Tais ataques devem ser condenados", declarou Ould-Abdallah num comunicado segunda-feira.
O representante especial da ONU considera que este ataque perpetrado no mercado de Bakara, sob o controlo dos grupos extremistas opostos ao Governo Federal de Transição, só fará intensificar a violência e o derrame de sangue que abalam este país há 20 anos.
"Ainda não sabemos quem está por detrás destas explosões, nem o seu motivo mas, no final de contas, é o povo somalí que paga o preço elevado", disse Ould-Abdallah, sublinhando que "esta acção não está no interesse do diálogo nem em condições de restabelecer a estabilidade na Somália".
"Mais uma vez, em nome do Secretário-Geral das Nações Unidas, eu apelo aos Somalís para cessar os massacres cegos e buscar um futuro pacífico para o seu bem, o dos seus filhos e do seu país", acrescentou o representante especial da ONU na Somália.