Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas apoiam transição política no Egito

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – As Nações Unidas declararam a sua disponibilidade a apoiar a transição política no Egito, exortando os Egípcios a levar bem a cabo o processo com « o engajamento desejado ».

« As Nações Unidas respeitam e compreendem que a transição no Egito deve ser feita pelo e para os Egípcios », declarou o sub-secretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, durante uma conferência de imprensa organizada segunda-feira no Cairo no termo duma visita à capital egípcia.

Segundo um texto da conferência de imprensa, entregue à PANA em Nova Iorque, Pascoe declarou que as Nações Unidas estão prontas para apoiar o Egito se a sua ajuda for solicitada.

« Viemos aqui, primeiro, para ouvir e depois ver onde podemos ajudar na transição política no Egito », afirmou.

Uma delegação das Nações Unidas manteve encontros com oficiais do Governo e com representantes das organizações da sociedade civil, entre os quais um grupo de cerca de 20 jovens.

A juventude egípcia desempenhou um papel essencial nas manifestações contra o Governo que levaram a cabo à transição depois da destituição do Presidente Hosni Moubarak.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou recentemente Pascoe a dirigir uma delegação de alto nível no Egito para discutir com o Governo e com vários Egípcos para ter uma ideia real da transição em curso e ver como a ONU pode ajudar o processo.

A delegação integra o secretário executivo da Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental, Rima Khalaf, e o secretário-geral adjunto do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), Amat Al Alim Asoswa.

Hosni Moubarak, que foi Presidente do Egito durante 30 anos, foi destituído a 11 de fevereiro após semanas de manifestações das populações que exigiam mais democracia e o respeito dos direitos humanos.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 1março2011