Nações Unidas apoiam diálogo interlíbio em Marrocos
Trípoli, Líbia (PANA) - As Nações Unidas saudaram sexta-feira os resultados do diálogo interlíbio em Bouznika, em Marrocos, apelando à comunidade internacional para apoiar os seus resultados para se alcançar uma solução política para a crise na Líbia, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
Um diálogo entre delegações do Alto Conselho de Estado e da Câmara dos Representantes (Parlamento) resultou num acordo global sobre os critérios e mecanismos relacionados à nomeação para cargos de soberania e outras questões pendentes, de acordo com a fonte.
No mesmo quadro, as duas partes prometefam a revisão, no final de setembro corrente, destes resultados para se dar seguimento às decisões adotadas.
Num comunicado publicado pelo porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, Stephane Dujarric, a organização internacional comprometeu-se a apoiar qualquer iniciativa política global e esforços favoráveis a uma solução pacífica para a crise na Líbia, incluindo os recentes esforços do Reino de Marrocos, com a participação das delegações do Alto Conselho de Estado e do Parlamento.
“Fomos informados sobre a declaração conjunta dos participantes no final da reunião, bem como sobre os planos de retomar o diálogo ainda no decurso deste mês", afirmou o porta-voz.
Saudou também as discussões ocorridas em Montreux, na Suíça, entre os principais intervenientes da Líbia, assinalando que, "com base nestas consultas, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) lançará bases necessárias para a retomada do fórum de diálogo político líbio.
Concluindo, o porta-voz da ONU disse que a sua instituição apela à comunidade internacional para apoiar este processo.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 12set2020