Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas apoiam censo em Cabo Verde com $ 1 milhão

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Petra Lantz, anunciou terça- feira na Praia a concessão ao Instituto Nacional de Estatística (INE) de um milhão de dólares americanos para a realização do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em 2010, soube-se de fonte oficial.
Cabo Verde está a preparar um recenseamento geral da sua população em 2010 que vai incluir um estudo sobre a pobreza no arquipélago.
Realizado de 10 em 10 anos em Cabo Verde, o censo demográfico permite quantificar os habitantes do território nacional, identificar as suas características e revelar como vivem.
Com a realização do recenseamento geral, pretende-se também melhorar o conhecimento das características da população e da habitação de modo a contribuir para a consolidação das intervenções públicas e privadas no contexto das políticas de desenvolvimento.
Cabo Verde realiza regularmente recenseamentos gerais da população desde 1930.
Durante a visita ao Gabinete do Censo, onde se inteirou do andamento dos trabalhos preparatórios para a realização do Censo 2010, a representante do SNU prometeu continuar a apoiar o INE na realização de novos inquéritos relacionados com a saúde e a família.
Petra Lantz recordou que as Nações Unidas têm tido uma parceria muito forte com o INE em Cabo Verde, sublinhando a importância do Censo 2010 para a planificação e para o desenvolvimento do arquipélago.
Em Setembro de 2007, o INE assinou com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um memorando de entendimento para a cooperação no Recenseamento Geral da População e Habitação de 2010.
O memorando de entendimento, que abrange os domínios técnico e científico da produção de estatística, dá também uma atenção especial às áreas das estatísticas sociais, gestão administrativa e capacitação de quadros.
A cooperação abre ainda a possibilidade ao IBGE de emprestar ao INE equipamentos para a realização do censo de 2010 e apoiar o seu homólogo cabo-verdiano na realização do pré-recenseamento agrícola, contas nacionais e desenvolvimento das estatísticas sociais.