Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas anunciam reforço de apoio a Cabo Verde na luta ao narcotráfico

Praia, Cabo Verde (PANA) – O representante regional do Escritório da Nações Unidas para o Combate à Droga e Crime (ONUDC), Pierre Lapaque, afirmou, no fim de semana, na cidade da Praia, que a sua instituição vai reforçar a cooperação com Cabo Verde, visando uma luta “mais efetiva” ao narcotráfico e ao crime organizado.

Pierre Lapaque, que fazia o balanço da sua visita de três dias ao país, durante conversou com as autoridades cabo-verdianas no quadro da soluções ao crime organizado, reconheceu que “Cabo Verde tem-se esforçado no combate ao crime organizado e ao tráfico de droga”.

Segundo ele, o esforço feito pelas autoridades cabo-verdianas tem permetido sucessos notáveis em termos operacionais, com elevadas quantidades de estupefacientes apreendidas, “bem como em termos de condenação de um número elevado de suspeitos”.

Pierre Lapaque disse ter confirmado, nesta visita, a existência no país de um “forte compromisso” coletivo e empenhamento na construção de novas linhas de orientação e planos de ações, capazes de fazer face aos desafios criminais que interferem na paz e segurança do arquipélago.

De momento, disse o representante regional, a ideia é trabalhar com as autoridades no sentido de ajudar a fortalecer a sua ação quanto, por exemplo, aos textos legais de modo a que elas estejam em conformidade com os internacionais.

Ele reconheceu também que o arquipélago enfrenta “muitos desafios” nestas matérias, pelo que a ONUDC se compromete a trabalhar com o Governo para melhorar a situação.

Pierre Lapaque aponta o tráfico de droga, o tráfico humano e a luta contra a corrupção e o branqueamento de capitais como os principais desafios que e país enfrenta neste momento.

O representante regional da ONUDC anunciou que vai apontar algumas soluções que serão incluídas no relatório a ser enviado ao Governo e às instituições parceiras do país.

A cooperação técnica entre o ONUDC e o Estado de Cabo Verde iniciou-se na década de noventa, quando a agência tinha a dominação de Programa das Nações Unidas para o Controlo Internacional de Drogas (PNUCID).

A cooperação entre o Governo e a ONUDC ganhou uma nova dinâmica em 2000, com o aumento da demanda face às novas tendências nacionais e regionais, relacionadas com o tráfico de droga, a criminalidade e a necessidade de dar seguimento e resposta, a nível nacional, aos compromissos assumidos a nível internacional com a ratificação de algumas Convenções importantes, nomeadamente, as Convenções de Palermo e de Mérida.

Em Cabo Verde, funciona, desde 2006, uma representação do Escritório Regional do ONUDC, visando a gestão e implementação do Programa Integrado do Combate à Droga e Crime, ao nível do país.

-0- PANA CS/IZ 09fev2015