NBA África promove jovens talentos africanos
Kigali, Rwanda (PANA) – O Vice-Presidente da NBA África, Amadou Gallo Fall, anunciou quinta-feira, em Kigali, que a próxima étapa consistirá em detetar jovens talentos, para continuar o compromissos com África, formando jovens promissores em academias.
Falando durante o Youth Connekt África Hub 2019 (Plataforma de coneção de jovens em África), em curso em Kigali, Gallo sublinhou que o maior recurso de África é a sua juventude.
"É um continente com mais de um bilião de habitantes, com uma economia de forte crescimento e uma população urbana em crescimento rápido. É uma boa receita para o basquetebol a longo prazo no continente”, regozijou-se.
A Liga África Basquetebol (BAL), uma parceria entre a NBA (dos Estados Unidos) e a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), a instância dirigente internacional do basquetebol, deverá começar em janeiro próximo com um torneio de qualificação, anunciou.
Doze equipas de nove países, nomeadamente Angola, o Egito, a Nigéria, o Senegal e a África do Sul, são chamados a juntar-se à liga.
Duas equipas no máximo vão representar cada país, nenhum novo clube ou franquia será criado de imediato, e as equipas existentes vão desenvolver a sua base de adeptos e seus talentos localmente.
Comentando estes esforços, Fall declarou que a NBA se desenvolveu a partir da base, como programas da NBA júnior se desenvolvem em todo o continente.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/SOC/MAR/DD 11out2019