Dakar, Senegal (PANA) - A NBA e a FIBA decidiram lançar, em 2020, uma nova competição africana de basquetebol para clubes designada Liga Africana de Basquetebol (BAL), reunindo as equipas campeãs dos seis primeiros países africanos (Senegal, Nigéria, Angola, Egito, Marrocos e Tunísia) mais seis outros clubes de primeira linha saídos do torneio que a FIBA organizará, em setembro próximo.
A competição será disputada sob forma de caravana com janelas em seis grandes cidades africanas diferentes, tais como Cairo, Rabat, Tunis (ou Monastir), Dakar, Lagos e Luanda.
As 12 equipas serão repartidas em duas conferências e cada uma jogará cinco partidas durante a época regular.
As três melhores equipas de cada conferência cruzam num Top 6 para apurar as quatro finalistas, ou seja, as quatro melhores equipas que disputarão as meias-finais e a final agendada para Kigali, no Rwanda.
O formato da competição foi anunciado terça-feira, numa cerimónia presenciada pelo secretário-geral da FIBA Mundo, pelo presidente da NBA, Adam Silver, pelo vice-presidente da NBA África e pelo presidente da BAL, o Senegalês Gallo Fall, bem como pelo diretor Africa da FIBA, o Marfinense Alphonse Bilé, e o presidente da FIBA África, Aman Niang.
-0- PANA BKN/BEH/DIM/IZ 01ago2019