Músico maliano Sidiki Diabaté ganha liberdade provisória
Bamako, Mali (PANA) - O artista maliano de reputação internacional Sidiki Diabaté obteve terça-feira uma liberdade provisória contra o pagamento de uma caução de 15 milhões de francos CFA (cerca de 28 mil e 97 dólares americanos), soube a PANA de fonte cultural.
« O juiz ordenou a liberdade provisória sob caução de 15 milhões de francos CFA”, confirmou o advogado do artista músico, Cheikh Oumar Konaré.
Sidiki Diabaté, que passou três meses na cadeia central de Balão, foi condenado por ofensas corporais contra a sua companheira, Mariam Sow, também conhecida como Mamasita.
O artista é assistido neste caso, que esteve em destaque na imprensa no Mali, por um coletivo de três adogados designados pelo Gabinete Maliano dos Direitos do Autor (BUMDA), que defende os interesses materiais e morais dos artistas e outros criadores.
Saído da 71ª geração de tocadores de kora, instrumento musical de corda utilizado no Mali e na maioria dos países da África Ocidental, Sidiki Diabaté tem o nome do seu avô que marcou os grandes momentos da insituição musical “Ensemble instrumental national”.
O seu pai, Toumani Diabaté, que também é um virtuoso do kora, construiu uma reputação internacional.
Graças ao seu talento, Sidiki, de 27 anos de idade, dominou as manchetes na imprensa maliana e está em destaque nas redes sociais, há alguns anos.
Ele produz os seus próprios títulos, faz arranjos e composições para outros artistas do Mali, de África e além-fronteiras.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 30dez2020