Agência Panafricana de Notícias

Mundial favorece pequenos negócios na África do Sul

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- O Mundial de futebol que está a ser disputado na África do Sul oferece aos habitantes deste país uma boa oportunidade para realizar pequenos negócios suscetíveis de melhorar os seus seus rendimentos, constatou a PANA no local.
Particulares, homens de negócios, grandes estruturas comerciais, todo o mundo procura tirar o máximo de proveito deste evento.
Alguns particulares, nomeadamente, restruturaram as suas residências ou modestos apartamentos para acolher visitantes à procura de alojamento para seguir o Mundial.
O custo dos arrendamentos oscila entre os 500 rands (50 euros) e os mil 500 rands e mais, segundo o conforto que a casa oferece.
"Transformei a minha casa num hotel para me permitir receber hóspedes desta festa.
Devido à minha idade e ao facto de que não posso ir ao estádio para seguir os jogos, é um meio para mim viver o mundial com as trocas e os comentários que eles farão após o seu regresso do estádio", explica Helmut Kolina, que dispõe de 12 quartos numa vivenda que ela partilha com o seu marido e os seus cinco filhos em Rustembergo.
Ela arrenda o quarto com uma cama de dois lugares por 950 rands (95 euros) incluindo o pequeno almoço.
Neste inverno frio, a casa não dispõe de aquecedor.
"Eu ofereço apenas o pequeno almoço, pois os preços dos produtos alimentares e outros aumentaram durante este período.
Os 950 rands permitem cobrir as despesas de eletricidade e outros gastos", acrescenta.
Para além das residências privadas, os hotéis estão cheios.
E os preços são muito elevados, oscilando entre os mil 500 rands (150 euros) e três mil rands (300 euros), segundo o nível.
"Os nossos quartos foram reservados há vários meses antes do início desta competição.
Fomos obrigados a restaurar o nosso hotel para poder acolher os clientes em melhores condições", confia o gestor dum grande hotel da praça Alguns transformaram igualmente os seus veículos em táxi para garantir o transporte.
Em resumo, ninguém perde as oportunidades de fazer dinheiro durante este período do Mundial.