Agência Panafricana de Notícias

Mundial de futebol arranca no Brasil

Lagos, Nigéria (PANA) – Após sete anos de preparativos e uma campanha global em massa para promover o evento, o Mundial de futebol de 2014 inicia-se esta quinta-feira no Brasil com 32 equipas em competição.

Este grande evento do futebol abre com um jogo do Grupo A, entre o Brasil e a Croácia às 17:00 horas locais (20:00 horas TMG), em São Paulo, que atrairá com certeza uma forte audiência, tanto no estádio como diante dos televisores.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) afirmou que todos os bilhetes do jogo inaugural foram vendidos, o que quer dizer que a Arena de São Paulo, duma capacidade de 59 mil 955 assentos, deverá estar plenamente cheia.

A algumas horas do arranque do Mundial, a FIFA indicou que dois milhões 900 mil bilhetes (dos três milhões 100 mil disponíveis) foram vendidos para os 64 jogos do torneio.

Segundo a FIFA, o Brasileiros compraram o essencial dos bilhetes, seguidos dos Norte-americanos, dos Argentinos e dos Alemães.

Enquanto a organização do torneio foi atribuída em 2007 ao Brasil, pela primeira vez desde 1950, a maioria das infraestruturas prometidas não estão prontas a algumas horas do início da competição.

No entanto , a FIFA espera que o Mundial se realize sem obstáculos.

Antes do arranque do primeiro jogo, uma cerimónia de abertura com grande pompa será organizada no mesmo local.

O dilema desta cerimónia de 25 minutos será a interpretação em direto do hino oficial do Mundial, "We Are One (Ole Ola).

A cantora Jennifer Lopez, que devia interpretar a canção em companhia do rapper Pibul e da cantora brasileira Laudi Leitte, renunciou, na semana passada, por « razões de produção ».

Mas segundo o seu porta-voz, ela poderá assistir à cerimónia para não dececionar os seus fãs.

Para os organizadores, a cerimónia inaugural será uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros, à sua natureza, ao seu povo e ao seu futebol.

Não haverá discursos oficiais pois a FIFA decidiu abandonar esta parte do programa, talvez para evitar vaias que as que acolheram a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, no ano passado durante o jogo inaugural da Taça das Confederações.

Entre as 32 equipas em competição até 13 de julho próximo, figuram cinco equipas africanas designadamente a Argélia, os Camarões, a Côte d’Ivoire, o Gana e a Nigéria.

Enquanto os adeptos africanos esperam que os seus representantes no Brasil os farão orgulhosos, atingindo um nível nunca alcançado por uma equipa africana, eles terão bons jogos em geral, que seja com o Brasil, com os Estados Unidos, com o Japão, com a Bósnia ou com a Austrália.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 12junho2014