Mulheres senegalesas manifestam-se em Dakar pela paz na Casamança
Ziguinchor, Senegal (PANA) - A Plataforma das Mulheres para a Paz na Casamança está a preparar uma marcha nacional a ser realizada em Dakar, a capital senegalesa, anunciou a sua presidente, Ndèye Marie Thiam, durante o fim de semana, em Kolda, no sul do Senegal.
Ela fez este anúncio numa reunião conhecida como a "Mesa da Paz", organizada pela sua organização, indicando que, no final da marcha, cụja data não precisou, será apresentado um "Livro Branco" ao Presidente Macky Sall.
Segundo ela, este documento será uma compilação das preocupações dos «sem voz» em geral sobre o processo de paz na Casamança.
Estas preocupações foram recolhidas durante uma série de encontros organizados por iniciativa da Plataforma que ela dirige nas diferentes localidades da Casamança.
A "Mesa da Paz" em Kolda, a segunda organizada depois da de Ziguinchor, "foi um momento de intercâmbio entre as autoridades do Estado, representantes do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC, separatista), organizações de mulheres e da sociedade civil, entre outros, sobre o processo de paz e, em particular, sobre a questão da insegurança e da livre circulação de pessoas e bens, que já foi levantada repetidamente nas reuniões departamentais", disse.
Foram também mencionados os papéis das mulheres e dos actores culturais na resolução desta crise, que se arrasta há mais de trinta anos.
Esta Plataforma reúne centenas de organizações de mulheres na Casamança e trabalha há mais de 15 anos em busca da paz nesta parte do Senegal dilacerada por um conflito armado que durou mais de 30 anos, com uma rebelião armada liderada pelo MFDC, que reivindica a independência da Casamança, no sul do país.
-0- PANA MAD/JSG/CJB/IZ 06agosto2019