Mulher tanzaniana detida com 6 quilos de heroína no Mali
Bamako, Mali (PANA) - A Polícia maliana deteve uma mulher tanzaniana, de 26 anos de idade, na posse de seis quilos de heroína, no aeroporto internacional Modibo Kéita-Sénou, de Bamako, soube a PANA terça-feira junto do Conselho Central de narcóticos.
Segundo a mesma fonte, que identificou a mulher como Lialane Emanuel Paulo, a detenção ocorreu sexta-feira passada e as investigações preliminares indicavam que a droga, avaliada em mais de 250 milhões de francos CFA, se destinava à Nigéria ou ao Gana (um dólar americano equivale a cerca de 580 francos CFA).
Residente na capital tanzaniana, Dar es Salaam, Lialane paulo declarou ser uma "consultora profissional" e que deixou o seu país, a 24 de março de 2019 último, com destino a Joanesburgo, na África do Sul, onde teria passado quatro dias.
Ela contou ainda que deixou Joanesburgo via Addis Abeba, a bordo da Ethiopian Airlines, para chegar a Bamako sexta-feira, 29 de março.
Foi detida no desembarque, em Bamako, depois de cumprir as formalidades policiais e alfandegárias, quando uma revista às suas bagagens permitiu descobrir duas bolsas escondidas no fundo duplo da sua mala de viagem, contendo cada uma três quilos de heroína.
Ela foi em seguida encaminhada para as instalações do Gabinete Central de Narcóticos, devendo ser apresentada, nos próximos dias, ao procurador do Centro Judiciário especializado em narcotráfico internacional.
De acordo com Mohamed Ag Dahamane, um dos responsáveis do Gabinete Central de Narcóticos, a última apreensão de heroína no aeroporto de Bamako remonta ao mês dezembro de 2018 com 2,6 quilogramas encontradas na posse de uma mulher zimbabweana proveniente de Joanesburgo, capital económica sul-africana.
As mulheres são cada vez mais utilizadas como transportadoras pela nova tendência do tráfico de heroína proveniente da África Central ou Oriental para alguns países da África Ocidental.
-0- PANA GT/IS/DIM/IZ 03abril2019