Agência Panafricana de Notícias

Mulher candidata-se às eleições presidenciais no Malawi

Blantyre- Malawi (PANA) -- A deputada Loveness Gondwe tornou-se a primeira mulher do Malawi candidata às eleições presidenciais previstas para 19 de Maio neste país da África Austral.
Gondwe, de 42 anos de idade, apresentou a sua declaração de candidatura terça-feira à tarde à juíza Anastazia Msosa, na presidência do Supremo Tribunal.
Deputada do partido da oposição Aliança para a Democracia (AFORD), Gondwe deixou esta força política sediada no norte do país para criar a Nova Coligação Arco-Íris (NARC).
"Queremos assegurar-nos que as mulheres que são maioritárias no Malawi ocupem postos de decisão importantes", declarou Gondwe, ao apresentar a sua candidata à Vice-Presidência, Beatrice Mwale.
A deputada instou a Comissão Nacional Eleitoral a assegurar-se que o escrutínio seja livre e justo "para impedir um outro cenário queniano ou zimbabweano".
A candidatura de Gondwe segue-se à campanha duma coligação de organizações de defesa dos direitos da mulher da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para uma participação equitativa das mulheres (50 por cento) na tomada de decisões na organização sub-regional.