Agência Panafricana de Notícias

Mugabe pede unidade nacional na aproximação das eleições no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, apelou, domingo, para a unidade nacional e a aceitação das diferenças políticas na perspectiva das próximas eleições no país.
Num discurso à nação por ocasião dos 30 anos de independência do país, o Presidente Mugabe sublinhou que a violência política causou danos no país e que todos os partidos políticos convergem na necessidade de fazer com que esta nunca se reproduza.
Neste país da África Austral, as eleições são as vezes manchadas pela violência que, em 2008, conduziram a oposição ao boicote das presidenciais.
Mugabe disputou sozinho a segunda volta das presidenciais e viu-se obrigado pelos países da sub-região a associar a oposição ao Governo para pôr termo ao impasse político.
Novas eleições estão previstas no país para o ano próximo com o fim do mandato do actual Governo de União Nacional.
"Enquanto Zimbabweanos devemos instaurar um clima de tolerância e tratarmo-nos uns aos outros com dignidade e respeito sem tomar em conta a idade, o sexo, a raça, as origens étnicas, tribais, políticas e religiosas", declarou Mugabe.
No seu discurso, Mugabe apelou igualmente às potências ocidentais para levantar as sanções impostas ao Zimbabwe há perto duma década por ter supostamente atentado contra os direitos humanos.
O dirigente zimbabweano nega estas acusações e indica que estas medidas foram tomadas contra o seu país para o levar a abandonar as reformas agrárias desfavoráveis aos fazendeiros brancos do país.