Agência Panafricana de Notícias

Mugabe lamenta fracasso da UA na Líbia

Bulawayo, Zimbabwe (PANA) – O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, disse quinta-feira em Bulawayo, a 439 quilómetros a sudoeste da capital Harare, que a União Africana (UA) falhou na Líbia durante os eventos que levaram à destituição do regime do coronel Muamar Kadafi.

"Hoje, este país (a Líbia) está destruído, reduzido em ruínas pelos ataques aéreos terroristas da NATO. Neste conflito, o continente (África) foi enfraquecido ainda mais», lamentou o Presidente Mugabe.

Num discurso proferido diante dos seus partidários, ele afirmou que África e o Médio Oriente estão confrontados com uma nova conquista do imperialismo ocidental, sustentando que a UA fracassou a fase teste que constituía a crise líbia.

Segundo o Presidente Mugabe, a UA devia organizar uma forte resistência face à invasão da África do Norte pelos países ocidentais.

Ele disse que a guerra levada a cabo na Líbia pelos países ocidentais foi inspirada por um desejo de se acaparar dos recursos petrolíferos e de gás do país.

O Presidente zimbabweano afirmou que «os países imperialistas» não conseguiriam dominar África se ela estiver unida e falar duma só voz.

"Unidos, venceremos, mesmo fracos", disse o veterano líder.

-0- PANA RS/BOS/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 09dez2011