Agência Panafricana de Notícias

Mugabe empossa Tsvangirai como primeiro-ministro

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, empossou quarta-feira o seu principal adversário, Morgan Tsvangirai, como o primeiro-ministro dum Governo de União Nacional cuja criação demorou vários meses.
Vários líderes da região assistiram à cerimónia de emposse que deverá pôr termo a vários anos de divergências entre o Governo e a oposição a propósito das eleições presidenciais sem resultados claros do ano passado.
Tsvangirai, adversário de longa data de Mugabe, foi empossado nas suas novas funções com os dois vice-primeiro-ministro, um saído do seu partido e o outro duma formação da oposição mais pequena.
O Governo e a oposição decidiram no ano passado, sob a mediação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), partilhar o poder no quadro dum Governo de coligação.
No âmbito deste acordo, as duas partes vão partilhar as pastas ministeriais e os outros postos do poder até à realização de novas eleições.
Este acordo seguiu-se a vários meses de duras negociações, que estavam prestes a fracassar, sobre a partilha dos postos ministeriais.
Tsvangirai, ao prestar juramento, declarou que ele "esta à disposição do Zimbabwe", contrariamente às acusações frequentes de que foi alvo por parte de Mugabe sobre as suas presumíveis relações com as potências ocidentais para o derrubar.