Agência Panafricana de Notícias

Mugabe e Tsvangirai reúnem-se para resolver diferendos

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O primeiro-ministro zimbabweano, Morgan Tsvangirai, reuniu-se segunda-feira com o Presidente Robert Mugabe para tentar resolver os seus diferendos que ameaçaram fazer fracassar o seu Governo de coligação instalado há nove meses.
Tsvangirai anunciou duas semanas antes uma retirada parcial do Governo para protestar contra a suposta rejeição de Mugabe de aplicar integralmente o acordo de partilha do poder.
Ele acusa Mugabe de proceder a nomeações unilaterais aos postos chaves do Governo e de continuar a perseguição e a detenção dos membros do seu partido.
Na semana passada, Tsvangirai efectuou uma digressão pelas capitais regionais para denunciar o comportamento de Mugabe.
A reunião de segunda-feira entra os dois homens foi a primeira desde que o primeiro-ministro anunciou a sua retirada parcial do Governo.
Os pormenores deste encontro não foram precisados.
Por seu turno, Mugabe rejeita as acusações de Tsvangirai e prometeu não ceder aos seus pedidos.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, de Moçambique e da Zâmbia são aguardados esta semana no Zimbabwe no quadro das reconciliações entre os dois campos.
Estes três países formam um grupo especial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) encarregue das questões de política e segurança na região.