Agência Panafricana de Notícias

Mudanças climáticas travam luta contra pobreza em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Os efeitos das mudanças climáticas no mundo poderão comprometer os progressos realizados pelos países africanos na luta contra as doenças endémicas, como o paludismo e outros problemas sanitários, preveniu o secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), Abdoulie Janneh.
Janneh indicou a um grupo de peritos que novos estudos devem ser levados a cabo rapidamente para determinar a que ponto a questão das mudanças climáticas poderá afetar os progressos do continente em matéria de desenvolvimento.
"Corremos o risco de perder os progressos realizados em matéria de desenvolvimento social e humano face à ameaça das mudanças climáticas e devemos agir para preservar estas conquistas", indicou segunda-feira, em Addis Abeba, o alto responsável onusino.
Mais de 700 atores das mudanças climáticas são esperados no 7º Fórum Africano sobre o Desenvolvimento em África (ADF VII) de 10 a 15 de Outubro de 2010 sobre o lema "Agir sobre as Mudanças Climáticas para o Desenvolvimento em África".
O fórum é co-organizado pela CEA, pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pela Comissão da União Africana (CUA).
Os trabalhos baseiam-se na busca de estratégia de adaptação através duma ação eficaz sobre as políticas, as estratégias, os programas e as práticas.
O diretor da CEA encarregue da Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável, Josue Dione, indicou que África contribui para perto de 3,8 por cento das emissões totais de gás com efeito de estufa e os seus países figuram entre os mais vulneráveis às mudanças climáticas.
"O impacto iminente das mudanças climáticas sobre o desenvolvimento sustentável de África justifica a oportunidade e a emergência deste fórum", sublinha Dione.
"Recentemente, a Gâmbia gastou milhões de dólares americanos para valorizar praias que são duma importância capital para o turismo do país.
Hoje, o mar avançou e reconquistou as suas terras e ela já está a alguns metros de vários hotéis", acrescentou.
Ele sublinhou igualmente que a irregularidade da pluviometria está a perturbar os agricultores e afetar negativamente a produtividade em numerosos países africanos.
Janneh exige que estudos sejam levados a cabo para determinar como as mudanças climáticas poderão afetar os setores chaves do desenvolvimento social e humano em África com vista a permitir aos diferentes Governos fazerem escolhas prudentes em setores que necessitam da atenção e que devem também ser reforçados.