Agência Panafricana de Notícias

Movimentos políticos egípcios exigem eleições presidenciais

Cairo, Egipto (PANA) - Vários movimentos políticos no Egipto ameaçam organizar uma manifestação maciça na célebre Praça Tahrir, no Cairo, se o Conselho Militar interino não anunciar um calendário mais curto para a transferência do poder a uma autoridade civil.

Num comunicado divulgado no Cairo, estes movimentos, incluindo o dos Jovens de 06 de Abril, pedem que as eleições presidenciais sejam organizadas em maio do próximo ano.

Advertiram igualmente o Conselho Militar contra o adiamento da data das eleições, sublinhando que um período de transição mais longo aumentaria os riscos à segurança e de confrontos interreligiosos e que a ausência de uma autoridade eleita se parecia muito a uma "ditadura".

O grupo indicou que as políticas do Conselho Militar não tinham restaurado a estabilidade política nem a segurança nas ruas.

O Conselho no poder fixou para 28 de novembro próximo o início das eleições legislativas no país, as primeiras desde que a revolução de 25 de janeiro derrubou o Presidente Hosni Mubarak.

As Câmaras baixa e alta eleitas devem reunir-se em março para eleger um comité encarregue de redigir uma nova Constituição para o Egipto num prazo de seis meses, antes de um referendo.

As eleições presidenciais, segundo os projetos do Conselho Militar, devem ter lugar 60 dias no máximo após o referendo.

-0- PANA MI/SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 26out2011