Agência Panafricana de Notícias

Movimentos Armados condenam série de ataques terroristas no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A Coordenação dos Movimentos Armados (CMA) do norte do Mali, signatária do Acordo de Paz e Reconciliação do Mali, condenou quarta-feira os ataques terroristas perpetrados nos últimos dias no país, nomeadamente no Hotel Bylos de Sévaré, e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas.

Num comunicado transmitido à PANA, em Bamako, a CMA afirma que "o ataque terrorista de Sévaré e a morte de civis de Azawad são atos de terror condenáveis em todos os aspetos e confirmam a urgência de tudo fazer para que cada parte assuma todas as suas responsabilidades para preservar as conquistas do processo de paz".

Azawad constitui uma área geográfica que cobre uma parte do norte do Mali e que os rebeldes tuaregues independentistas consideram como seu território.

No seu documento, a CMA insta os atores da crise, os garantes e a mediação internacional liderada pela Argélia a assumirem as suas responsabilidades inteiras sob pena de ver grupos hostis ao processo de paz minarem todos os esforços para chegar à paz.

O ataque de sexta-feira última contra o Hotel Bylos de Sévaré fez 13 mortos dos quais cinco empregados contratuais das Nações Unidas, quatro soldados malianos e quatro terroristas.

A CMA integra três movimentos armados tuaregues e árabes que se recusaram a assinar o Acordo de Paz de Argel visando instaurar uma paz duradoura no Mali, mas que aceitou finalmente assiná-lo a 20 de junho último sob pressão da comunidade internacional.

-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 13ago2015