Agência Panafricana de Notícias

Movimento "Balai Citoyen" apresenta prémio de Amnistia Internacional a Presidente do Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O movimento « Balai Citoyen » apresentou quinta-feira ao Presidente Roch Marc Christian Kaboré, do Burkina Faso, o seu prémio “Embaixador de Consciência” concedido pela Amnistia Internacional.

« Quando recebemos este prémio, dissemos que, através de nos, é toda a juventude burkinabe e o povo burkinabe que foram honrados. É por isso que, esta manhã, viemos apresentar este prémio ao chefe de Estado », declarou à imprensa o porta-voz do Movimento, Guy Hervé Kam.

Ele indicou que Kaboré incentivou o movimento Balai Citoyen a perseverar no trabalho e a continuar a merecer a confiança tanto no estrangeiro como a nível do Burkina Faso.

« Este prémio reconhece um trabalho feito no sentido do reforço da democracia no Burkina Faso e em África. Trata-se duma interpelação da juventude burkinabe e africana a continuar a bater-se e a chamar a si o futuro deste país », disse.

O Balai Citoyen do Burkina Faso, a cantora beninense Angélique Kidjo, os movimentos « Y'en a marre » do Senegal e « Lucha » da RD Congo são os laureados do prestigioso prémio Embaixador da Consciência 2016.

Os laureados dos anos anteriores foram Vaclav Havel (2003) ; Mary Robinson e Hilda Morales Trujillo (2004) ; U2 e Paul McGuinness (2005); Nelson Mandela (2006); Peter Gabriel (2008); Aung San Suu Kyi (prémio atribuído em 2009 e entregue em 2012); Harry Belafonte e Malala Yousafzai (2013); Ai Wei Wei e Joan Baez (2015).

-0- PANA NDT/BEH/MAR/IZ 08julho2016