Moussa Timbiné eleito novo presidente da Assembleia Nacional do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Moussa Timbiné, deputado reeleito do distrito V de Bamako e vice-presidente da Assembleia Nacional cessante, foi eleito presidente do Parlamento do Mali, em sessão extraordinária da nova Assembleia Nacional saída das últimas eleições legislativas, soube a PANA de fonte parlamentar.
Timbiné, candidato da Coligação para o Mali (RPM), partido no poder, obteve 140 votos contra cinco do seu adversário e deputado do distrito IV, Moussa Mara, antigo primeiro-ministro e atual presidente do Partido Yelema (mudança).
A Assembleia Nacional do Mali soma 147 deputados dos quais 41 mulheres, depois das eleições legislativas de 29 de março (primeira volta) e 19 de abril (segunda volta).
De 46 anos e antigo dirigente dos estudantes, Moussa TImbiné é titular de uma licenciatura em tecnologia em finanças e contabilidade. Foi conselheiro do distrito V de Bamako, depois deputado do mesmo distrito, em 2013-2020.
Durante o seu primeiro mandato na Assembleia Nacional do Mali, foi membro de várias comissões, nono vice-presidente e vice-presidente.
Foi membro da União Parlamentar dos Estados-membros da Organização da Conferência Islâmica (OCI), da Assembleia Parlamentar do grupo África, Caraíbas e Pacífica e União Europeia (ACP-UE).
Foi igualmente chefe da delegação maliana junto da União Parlamentar em que foi vice-presidente do grupo África de 2009-2013.
Moussa TImbiné sucede, à frente do Parlamento maliano, a Issaka Sidibé, deputado reeleito de Koulikoro que não se candidatou para a sua própria sucessão.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 11maio2020