Agência Panafricana de Notícias

Motoristas e transportadores senegaleses levantam boicote contra Gâmbia

Dakar, Senegal (PANA) - O Sindicato dos Motoristas e Transportadores do Senegal decidiu levantar, a partir de segunda-feira próxima, a sua decisão de boicote da travessia da Gâmbia decretada há mais de um mês, anunciou sexta-feira à noite o seu porta-voz, Gora Khouma.

Entrevistado pela rádio privada de Dakar, Rádio Futur Médias (RFM), Khouma disse que a decisão se seguiu às reuniões realizadas no Senegal e na Gâmbia que permitiram analisar os pontos de concordância entre o Sindicato e as autoridades dos dois países.

Uma das satisfações obtidas pelos transportadores senegaleses é que, doravante, haverá apenas dois postos de controlo no território gambiano, à entrada e à saída do país, contra seis anteriormente.

Outro ponto de consenso refere-se à gestão dos acidentes envolvendo motoristas senegaleses em território gambiano, que passarão a ser tratados de acordo com regras aceites pelas duas partes.

Assim, os motoristas não serão presos e nem os seus veículos requisitados, em caso de acidente material ou corporal sem perda de vida humana, enquanto forem detentores dum seguro.

Em caso de acidente que resulte em perda de vida humana, o autor será entregue às mãos da justiça, tal como acontece no Senegal.

A questão da ponte sobre o rio Gâmbia também foi discutida, e os dois lados concordaram sobre a necessidade da sua realização para pôr fim aos incômodos causados pelo barco.

"É por todas estas conquistas que decidimos levantar a nossa decisão de boicote na segunda-feira", explica Khouma.

-0- PANA SIL/JSG/CCF/IZ 07maio2011