Agência Panafricana de Notícias

Morto líder de seita islamita nigeriana

Lagos- Nigéria (PANA) -- Muhammed Yusuf, líder autoproclamado da seita islamita "Talibãs Nigerianos" que mergulhou o norte do país no caos desde domingo, terá sido morto, informaram quinta-feira fontes policiais.
Yusuf, de 29 anos de idade e líder do grupo "Boko Haram" (a educação ocidental é um pecado) terá sido morto durante um tiroteio quinta- feira quando os agentes de segurança tentavam detê-lo.
As autoridades policiais ainda não confirmaram a informação.
Militares foram desdobrados na cidade de Maiduguri, capital do Estado de Borno, e os seus arredores à procura de Yusuf desde terça-feira, data em que lançaram um ataque que custou a vida a centenas de pessoas.
O adjunto de Yusuf, Bukar Shekarau, foi morto quarta-feira à noite pelos soldados do Exército nigeriano que lançaram uma ofensiva contra o bastião da seita Maiduguri.
A violência que foi desencadeada pela seita dos islamitas fundamentalistas fez centenas de mortos e milhares de deslocados desde o início das hostilidades em Bauchi, domingo, com o ataque dum comissariado de Polícia que se propagou rapidamente em pelo menos quatro outros Estados: Borno, Yobe, Kano e Katsina.
Um recolher obrigatório foi imposto na maioria das zonas, enquanto uma equipa constituída por soldados e por agentes da Polícia foi desdobrada no Estado para prender membros da seita.
O grupo fundamentalista formado em 1995 insurge-se contra a educação e a civilização ocidentais e especializa-se em ataques contra as forças de segurança e as infraestruturas do Governo utilizando bombas artesanais, armas do tipo AK-47, flechas e machados.