Agência Panafricana de Notícias

Morte de 2 soldados provoca polémica no Delta do Níger

Lagos- Nigéria (PANA) -- Dois soldados nigerianos foram mortos segunda-feira durante um ataque contra o acampamento da Força Especial Mista Militar (JTF) em Bomadi, no Estado do Delta na província petrolífera do Delta do Níger.
O Exército atribui a desconhecidos armados o ataque que fez também um ferido.
O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) tem uma outra versão e indicou que os dois soldados estavam embriagados ou drogados e alvejaram-se após uma discussão.
Num comunicado transmitido por correio electrónico à imprensa o MEND declara que "este incidente demonstra a indisciplina dos soldados do Exército nigeriano, as informações falsas de que dispõe a JTF e a imagem que ela tenta desesperadamente dar para fazer acreditar ao público que ela trabalha para controlar a pilhagem do petróleo ao inventar mentiras sobre acontecimentos que nunca ocorreram".
O porta-voz da JTF, o coronel Rabe Abubakar, declarou, no entanto, que o ataque foi perpetrado por desconhecidos armados que se sentem ameaçados pelo bloqueio das actividades ilegais no Delta do Níger e ameaçou os seus autores com represálias.