Agência Panafricana de Notícias

Morreu velho amigo de Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) – O general Khoueildi Hmidi, um dos líderes do golpe de 1 de setembro de 1969 liderado pelo ex-ditador líbio Muamar Kadadi que derrubou a monarquia de Al-Sanoussi, morreu aos 72 anos segunda-feira no Cairo, no Egito, noticiou a imprensa líbia.

Khoueildi Hmidi, Moustafa Kharroubi e Aboubaker Younis Jaber foram os únicos que se mantiveram ao lado de Kadafi até a queda do seu regime. Eles faziam parte dos membros do comando histórico do golpe de 1969.

O general Khoueildi Hmidi morreu nos serviços de cuidados intensivos de um hospital da capital egípcia na sequência de problemas cardíacos.

Originário da região oeste de Tripoli, precisamente da cidade de Sorman, Koueildi Hmidi foi instruído a tomar o controlo do edifício da rádio e da televisão em Tripoli na noite do golpe de estado de setembro de 1969.

Ele ocupou ao longo dos 42 anos de poder de Kadafi vários cargos, dos quais ministro do Interior, Governação Local, diretor do Departamento de Inteligência Militar, chefe da Justiça Militar, comandante da Resistência Popular e chefe do programa de mobilização das cidades e exército popular.

O general Khoueildi Hmidi foi acusado, durante a revolução de 17 de fevereiro de 2011, de ter dirigido batalhões de Kadafi em Sorman para reprimir os manifestantes na cidade de Zaouia (50 quilómetros a oeste de Tripoli).

Antes da queda do regime de Kadafi, ele deixou a Líbia para a Tunísia, passou por Marrocos e instalou-se no Egito, onde morreu.

-0- PANA BY/IS/DIM/TON 28julho2015