Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O administrador controverso do futebol sul-africano, Abdul Bhamjee, morreu em Durban (sudeste), vítima de doença, soube a PANA de fonte oficial.
A sua família confirmou a sua morte, aos 82 anos de idade, na noite de segunda-feira última, e o seu funeral ocorrido terça-feira, de acordo com rituais muçulmanos.
Bhamjee desempenhou um papel chave no estabelecimento da multirracial Liga Nacional de Futebol de Praia (National Soccer League) em 1985, e foi também o secretário-geral do Transvaal Soccer Board (Equipa de Futebol de Praia de Transvaasl e de Southern Transvaal Football Union (União de Futebol de Praia do Sul).
Deve-se-lhe igualmente a construção de um gigantesco estádio de futebol entre Soweto e Joanesburgo, que acolheu 90 mil 00 espetadores no Mundial FIFA de 2010.
A carreira de Bhamjee desabou no início de 1990 quando ele foi preso e condenado por fraudes.
A Premier Soccer League (Primeira Liga de Futebol de Praia), que substituiu a National Soccer League, apresentou as suas condolências à família de Bhamjee, reconhecendo por outro lado o seu papel no desenvolvimento do desporto na África do Sul.
“Pedimos a Deus que lhes dê força de alma neste momento de extrema tristeza e dor”, disse à família enlutada.
-0- PANA CU/AR/BAI/IS/MAR/DD 19janeiro2021