Bamako, Mali (PANA) - O primeiro diretor-geral da Agência de Notícias do Mali (AMAP), Cheick Mouctary Diarra, morreu terça-feira, em Bamako, por doença aos 80 anos de idade, soube da PANA junto da sua família.
Jornalista formado em Dakar (Senegal) e Lille (França), Cheick Mouctary Diarra foi o primeiro secretário-geral da União Nacional dos Jornalistas do Mali (UNAJOM) e o primeiro secretário-geral da União dos Jornalistas Africanos.
Ele também exerceu as funções de conselheiro do Ministério maliano de Informação, em 1990, bem como de embaixador do Mali no Senegal, de 1995 a 1997, e em França e junto da Organização Internacional da Francofonia (OIF), de 2014 a 2016.
Grande Oficial da Ordem Nacional do Mali e Comandante da Ordem Nacional da Legião de Honra de França, este grande servidor público esteve em todas as lutas pela liberdade de expressão, sublinham os seus antigos colaboradores.
Cheick Mouctary Diarra era um grande jornalista e membro de um grupo de inteletuais ativos em partidos clandestinos, incluindo o antigo presidente do Mali, Alpha Oumar Konaré (1992-2002), e o atual primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubèye Maïga.
Em 1987, na clandestinidade, participou na criação do jornal "Les Echos", um dos primeiros jornais privados do Mali.
O seu funeral realiza-se esta quarta-feira, na presença do chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubacar Kéita.
-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/IZ 03abril2019