Agência Panafricana de Notícias

Morreu primeira "bola de ouro" africana em Bamako

Bamako, Mali (PANA) - Um ex-futebolista internacional e primeira "bola de ouro africana, Salif Kéïta, morreu sábado último em Bamako, aos 77 anos de idade, vítima de uma longa doença, soube a PANA de fonte oficial.

Primeira "bola de ouro" africana em 1970, o vulgo Domingo começou a sua carreira no clube AS Real Bamako, com o qual conquistou três vezes a Taça do Mali, tendo depois ingressado no clube Stade Malien.

Domingo ingressou então, aos 23 anos de idade, no AS Saint-Etienne (França), com o qual conquistou três títulos do campeonato francês e duas Taças da França.

Depois do AS Saint Etienne, Salif Keita jogou alternadamente no Olympique de Marseille, no Valence CF e, depois, no Sporting Club de Portugal, onde ganhou a Taça de Portugal.

Ele encerrou a sua carreira nos Estados Unidos com o New England Tea Men.

Selecionado 13 vezes pelas Águias do Mali (seleção nacional maliana de futebol de primeira divisão), Salif Kéïta marcou 11 golos.

Fez parte da equipa finalista dos Jogos Africanos de 1965 e do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 1972.

Após a carreira no futebol, criou o Centre Salif Kéïta (CSK) e, mais tarde, tornou-se no presidente da Federação Maliana de Futebol, onde cumprirá apenas um mandato (2005-2009).

Logo depois do anúncio da sua morte, "choveram" homenagens de todos os lados, tanto do Mali como do estrangeiro.

No mesmo sábado, um outro internacional maliano, membro do Stade Malien de Bamako, Kabirou Bâh, morreu em França, anunciou a sua família.

-0- PANA GT/IS/SOC/MAR/DD 04setembro2023