Cartum, Sudão (PANA) – O jornalista sudanês Ibrahim Dagash, presidente do Conselho de Administração da agência Panapress (PANA), morreu de "curta doença", em Cartum, soube-se terça-feira de fonte oficial, na capital sudanesa.
Esta "morte prematura e triste" do consagrado profissional da imprensa foi anunciada pelo ministro sudanês da Cultura e Informação, Faisal Mohamed Saleh.
"Dagash deu grandes contribuições no meio da imprensa sudanesa e internacional", declarou o ministro, precisando que a sua morte ocorreu segunda-feira à noite, num dos hospitais de Cartum.
O finado trabalhou em vários ministérios e outros departamentos administrativos do Sudão, antes de se juntar à Organização de Unidade Africana (OUA, hoje União Africana), da qual foi o porta-voz oficial e dirigiu o Departamento de Informação, durante 25 anos, adquirindo assim um amplo conhecimento da imprensa e das instituições africanas.
Foi um dos membros fundadores da Agência Pan-africana de Notícias (PANA).
Após a sua reforma da UA, trabalhou nalguns jornais e cadeias de televisão do Sudão, contribuiu para a investigação universitária e participou em vários simpósios internacionais.
-0- PANA MO/VAO/AKA/IS/MAR/IZ 23junho2020