Agência Panafricana de Notícias

Morreu presidente da Federação Pan-africana de Cineastas no Gabão

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Federação Pan-africana de Cineastas (FEPACI), o produtor e realizador gabonês Charles Mensah, morreu sexta-feira numa clínica de Libreville, no Gabão, aos 63 anos de idade, anunciou o Instituto Gabonês da Imagem e Som (IGIS) num comunicado chegado à PANA.

Segundo o comunicado, Mensah morreu "na sequência duma crise cardíaca".

Charles Mensah foi co-realizador das longas-metragens "Obali" (1976), "Ayouma" (1977) e"Ilombe" (1978) antes de realizar filmes documentários.

Ele produziu e assinou, depois, com um coletivo de realizadores gaboneses, uma grande série televisiva com êxito intitulada "L'Auberge du salut" (1994).

Segundo a sua biografia, Mensah participou igualmente, enquanto produtor delegado, em numerosos filmes, entre os quais, "Le damier" de Balufu Bakupu Kanyinda, "Dolè" e "L'ombre de liberty" de Imunga Ivanga, "Les couilles de l'éléphant" de Henri Joseph Koumba Bididi, "Tartina city (N'Djamena city)" de Issa Serge Coelo, "L'héritage perdu, Batépa", e mais recentemente "Le Collier du Makoko" de Bididi apresentado na última edição do Festival de Cannes, em França.

Charles Mensah dirigiu, de 1988 a 2009, o Centro Nacional do Cinema do Gabão (CENACI), tornado Instituto Gabonês da Imagem e Som (IGIS), antes de se tornar, em 2006, em presidente da FEPACI.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 04junho2011