Agência Panafricana de Notícias

Morreu presidente da Comissão Eleitoral da Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da Guiné-Conakry, Ben Sékou Sylla, morreu na madrugada de terça-feira em Paris, para onde tinha sido evacuado para tratamento médico, soube a PANA de fonte próxima da família.
Ben Sylla, de 57 anos, fazia idas e voltas entre Conakry e Paris.
Ele organizou em Junho último a primeira volta do escrutínio presidencial que opôs 24 candidatos, a maioria dos quais denunciou "fraudes e enchimentos das urnas".
O presidente da CENI, que sofria de cirrose do fígado, foi condenado, quinta-feira última, por um tribunal de Conakry, a um ano de prisão efetiva por "fraudes eleitorais" denunciadas na sequência duma queixa da Coligação do Povo da Guiné (RPG) do professor Alpha Condé.
A aliança Arco-Íris, coligação de 105 partidos políticos e mais de 400 movimentos de apoio a Alpha Condé na segunda volta a 19 de Setembro próximo, pediu recentemente ao primeiro-ministro, Jean Marie Doré, a nomeação duma personalidade da sociedade civil à frente da CENI, da qual Hadja Aminata Camara assume a presidência interina.