Agência Panafricana de Notícias

Morreu pioneiro da luta anti-apartheid na África do Sul

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- Frederik Van Zyl Slabbert, um pioneiro da luta anti-apartheid na África do Sul, morreu no hospital Milpark de Joanesburgo onde estava internado, na sequência de complicações do fígado.
Recordar-se-á sempre deste antigo líder da oposição e analista político, promotor da abertura do diálogo entre os Afrikaners e o Congresso Nacional Africano (ANC) no exílio.
"Enquanto líder do Partido do Progresso Federal, Frederik Van Zyl Slabbert lutou contra o apartheid no Parlamento e apoiou, com determinação, uma alternativa não racial à política do apartheid", disse Helen Zille, líder da Aliança Democrática, testemunhando a contribuição do falecido para "o advento duma África do Sul justa".
Nascido em Pretoria a 2 de Março de 1940, Frederik Van Zyl Slabbert, marcou a cena política sul-africana, sob a bandeira do Partido Progressista (PP), que lhe permitiu obter um assento parlamentar de Rondebosch, em detrimento do Partido Unido.
Promovido em 1979 à direcção do partido (rebaptizado então Partido do Progresso Federal), obteve ganhos substanciais nas eleições gerais de 1981 e foi nomeado chefe da bancada da oposição parlamentar.
Em 1985, desloca-se para Lusaka para discutir com a ala externa do ANC e lança o Movimento da Convenção Nacional para pressionar, com sucesso, o então Governo, para que negiciasse com todos os grupos políticos, antes de se retirar em Fevereiro de 1986 do Parlamento e da direcção do PFP.