Morreu ministro tanzaniano da Justiça
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O ministro tanzaniano da Justiça, Philip Mahiga, morreu aos 75 anos, sexta-feira, de madrugada, em Dodoma (a capital do país, desde 1973), na vítima de uma curta doença.
O Presidente tanzaniano, John Magufuli, indicou, num comunicado, que Philip Mahiga se adoentou de maneira repentina, na sua residência e foi evacuado para o hospital onde morrerá à sua chegada.
Descreve-o como tendo sido um "diplomata trabalhador, honesto, patriota e notável”, que representou a Tanzânia no plano internacional, durante anos.
"Apesar da sua idade avançada e da sua experiência, por ter ocupado diferentes cargos aos níveis nacional e internacional, o embaixador Mahiga era humilde e dedicado a todas as missões que lhe confiei”, declarou o chefe do Estado.
Mahiga foi o representante permanente da Tanzânia junto das Nações Unidas, de 2003 a 2010, antes de ser nomeado Enviado Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Somália, de junho de 2010 a junho de 2013.
Quando o Presidente Magufuli chegou ao poder em 2015, nomeou o embaixador Mahiga deputado no Parlamento, e, depois, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.
Durante uma remodelação ministerial em 2019, ele herdeu a pasta da Justiça e Assuntos Constitucionais.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/MAR/DD 01maio2020