Agência Panafricana de Notícias

Morreu líder sindical guineense em acidente de viação

Conakry- Guiné (PANA) -- O secretário-geral da União Sindical dos Trabalhadores da Guiné (USTG), Ibrahima Fofana, morreu num acidente de viação ocorrido na madrugada de sábado em Conakry, soube-se de fonte oficial no local.
O acidente, em que pereceram igualmente dois dos seus colegas sindicalistas, aconteceu sábado de manhã cedinho na estrada de Fria, a cerca de 165 quilómetros de Conakry, de acordo com a fonte.
Fofana e os seus colegas deslocavam-se a Fria no âmbito duma mediação entre trabalhadores da fábrica de bauxita em greve desde há vários dias e seus empregadores de Ruski Alumini (RUSAL).
De acordo com a fonte, o excesso de velocidade estaria na origem do sinistro pois o motorista perdeu o controlo do seu veículo todo terreno, tendo embatido contra uma árvore numa curva perigosa, o que resultou na morte das três pessoas.
Além de Fofana, as outras vítimas são Magbè Bangoura, membro do Conselho Nacional da Transição (CNT), e Aboubacar Lansana Camara, jornalista da Televisão Nacional.
Bancário de formação, 57 anos de idade, o líder da USTG foi conhecido do grande público durante as greves desencadeadas a pedido da central sindical em 2006 e em 2007 e que foram marcadas pela morte de vários manifestantes, nomeadamente jovens, maioritariamente alunos.