Agência Panafricana de Notícias

Morreu líder da bancada parlamentar do PAIGC na Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- A líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder na Guiní-Bissau), Antónia Mendes Teixeira, faleceu quinta-feira à noite vítima de acidente de viação, soube a PANA em Bissau.
Lamentando este infortúnio, o PAIGC considerou sexta-feira que, com a morte de Antónia Teixeira, perdeu uma dirigente de "alto nível".
De acordo com o porta-voz do partido, António Óscar Barbosa, "foi com enorme e profunda tristeza que os militantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde souberam que a líder da sua bancada parlamentar tinha sucumbido a um desastre de viação".
"Com a morte da camarada Antónia Teixeira, não é só o PAIGC que perde uma dirigente de alto nível.
É a própria Guiné-Bissau que perde uma mulher com uma longa história política, diplomática, sindicalista e que ainda tinha muito a dar ao país", declarou António Óscar Barbosa, igualmente ministro da Energia.
"Obviamente que o PAIGC sofreu um rombo de grande vulto.
Era a líder parlamentar do PAIGC que conseguia com a sua inteligência e experiência harmonizar, reorganizar e unir a bancada do PAIGC", salientou o porta-voz do partido.
Óscar Barbosa endereçou ainda, em nome do PAIGC, as condolências aos familiares de Antónia Teixeira e à Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) guineense.
Antónia Mendes Teixeira morreu quinta-feira num acidente de viação, quando regressava a Bissau, proveniente do interior do país (Gabu).
A PANA apurou que a data do seu funeral ainda não é conhecida, porque se aguarda a chegada de alguns dos filhos da falecida que residem no Senegal e em Portugal.