Praia, Cabo Verde (PANA) - O investigador, antropólogo, filólogo e escritor cabo-verdiano Moacyr Rodrigues faleceu, esta quarta-feira, aos 87 anos, no Hospital Baptista de Sousa, na sua ilha natal de São Vicente, vítima de doença, apurou a PANA de fonte familiar.
Considerado uma biblioteca viva, Moacyr Rodrigues foi um dos mais empenhados estudiosos das festas populares, em Cabo Verde, assim como da morna, sendo um dos apoiantes mais entusiastas da elevação deste género musical cabo-verdiano a Património Imaterial da Humanidade.
Nascido na cidade do Mindelo, a 09 de abril de 1933, o também professor de várias gerações, em Cabo Verde, iniciou, em 1957, o curso de Filosofia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, que continuaria, depois, em Coimbra, em Portugal.
Mais tarde, concluiu o curso de Línguas e Literaturas Modernas (Ingles/Portugues), em 1985, também pela Universidade Clássica de Lisboa.
Em 2003, o investigador obtém um Mestrado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta do Porto, na área de Antropologia Visual. Em 2010, concluiu um outro Mestrado em Ciências Musicais- Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa e, em 2015, doutorou-se na mesma área pela mesma universidade.
-0- PANA CS/IZ 23dec2020