Morreu filha mais nova de Nelson e Winnie Mandela na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Zindzi Mandela, a filha mais nova de Winnie Madikizela-Mandela e Nelson Mandela, morreu segunda-feira de manhã num hospital de Joanesburgo aos 59 anos.
A causa de sua morte não foi revelada.
A ministra sul-africana da Cooperação e Relações Internacionais, Naledi Pandor, declarou que Zindzi Mandela, embaixadora da África do Sul na Dinamarca, foi uma heróina da luta antiapartheid.
"Ela serviu bem o seu país", indicou Pandor.
Zindzi Mandela nasceu em Soweto, em 1960, ano em que o Congresso Nacional Africano (ANC) criou a sua ala armada. Ela tinha 18 meses quando o seu pai foi condenado à prisão perpétua, na Ilha Robben Island.
Em 1985, ela fez manchete na imprensa internacional, quando o seu pai obteve uma libertação condicional pelo então Presidente, P. W. Botha. Zindzi foi escolhida para divulgar a sua recusa numa reunião pública.
Ela revelou aos milhares de apoiantes e telespectadores em todo o Mundo que, para o seu pai, "os prisioneiros não assumem compromissos".
"O meu pai diz que estou surpreso com as condições que o Governo deseja impor-me, não sou um homem violento. Eu e os meus companheiros escrevemos em 1952 ao (primeiro-ministro Daniel) Malan, pedindo-lhe para organizar uma mesa-redonda para encontrar uma solução aos problemas do nosso país, mas isto foi ignorado ", afirmou.
Cinco anos depois, o seu pai foi liberto incondicionalmente pelo ex-Presidente Five F.W. De Klerk.
-0- PANA CU/AR/NFB/JSG/MAR/IZ 13julho2020