Morreu ex-presidente do partido no poder no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Assimi Kouanda,
ex-presidente do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP, no poder) e chefe de gabinete do ex-Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, morreu terça-feira numa clínica em Abidjan (Côte d'Ivoire ), vítima de doença aos 65 anos de idade, soube a PANA de fontes concordantes.
Exilado na Côte d'Ivoire, Kouanda apoiou, em 2014, um projeto de emenda constitucional que viria a causar a destituição de Blaise Compaoré, também exilado na Côte d´Ivoire.
Pouco antes do anúncio da morte de Kouanda, o ministro burkinabe da Reconciliação Nacional, Zephirin Diabré, disse terça-feira, durante um briefing com a imprensa, que qualquer pessoa exilada, mesmo com estatuto político, pode voltar à casa.
"Quem chegar e sem conflito com a justiça vai dedicar-se às suas atividades. Mas se sentirem ameaçados por alguns cidadãos, vamos ver como garantir a sua segurança”, garantiu.
Sublinhou também que “quem tenha um caso em justiça poderá recorrer ao juiz da sua confiança, porque o Governo não pode interferir em questões judiciais.”
Nessa ocasião, o governante anunciou a realização de um fórum nacional que será "a expressão solene" da reconciliação levada a cabo pelo Presidente do Burkina Faso.
O fórum vai agregar todos os Burkinabes para se aceitarem, se perdoarem e projetarem com confiança um novo futuro.
O encontro permitirá decidir da natureza do órgão que fará a reconciliação, isto é, encarregar-se de vários processos pendentes, defendeu o ministro burkinabe da Reconciliação Nacional.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 01junho2021