Morreu ex-presidente da Assembleia Nacional da Guiné Conakri
Conacri, Guiné (PANA) - Morreu o ex-presidente da Assembleia Nacional da Guiné nas cores do Coligação do Povo de Guiné (RPG Arc-en-ciel, antigo partido no poder), no dia seguinte às eleições legislativas de 2013, Claude Kory Kondiano terça-feira, aos 80 anos, numa clínica da capital, disseram à PANA várias fontes bem informadas.
Ele foi recentemente evacuado para a Tunísia para efetuar tratamento médico antes de voltar para casa.
Banqueiro e professor, ocupou em 2020 no final das eleições legislativas contestadas pelo RPG as funções de Alto Representante do Chefe de Estado, Alpha Condé, até ao golpe de estado de 05 de setembro de 2021.
Assim que sua morte foi anunciada, vários observadores indicaram que a RPG, cujos tenores estão presos desde o início de abril passado por atos de corrupção, desvio de fundos públicos, acaba de perder um companheiro na luta do ex-presidente,Alpha Condé, na Turquia há vários meses para efetuar tratamento médico.
A morte de Claude Kory Kondiano, casado e pai de cinco filhos, ocorre quase um mês após a de Loucény Câmara, ex-ministro, influente integrante da RPG, preso por atos de corrupção, que morreu num hospital para onde foi conduzido por tratamento médico.
Estes dois influentes membros do antigo partido no poder são ambos nativos da região sul, a cerca de 1.000 quilómetros da capital, onde a RPG foi criada na década de 1980, após a morte do Presidente Ahmed Sékou Touré nos Estados Unidos numa clínica americana, permitindo ao Exército assumir o poder em 1984 antes de autorizar o sistema multipartidário.
-0- PANA AC/JSG/MAR 27setembro2022