Agência Panafricana de Notícias

Morreu ex-ministro maliano da Informação

Bamako- Mali (PANA) -- Mamadou El Béchir Gologo, ex-ministro da Informação da primeira República do Mali (1957-1968) e presidente de honra da União Sudanesa, a secção sudanesa da Coligação Democrática Africana (US-RDA) que conduziu o Mali à independência, faleceu sábado último aos 85 anos de idade na sequência duma prolongada doença, anunciou segunda-feira esta formação política.
Médico, militante e escritor, Gologo participou em todos os combates para a emancipação do povo maliano e na integração africana.
Federalista convicto, ele desempenhou um papel de primeiro plano no seio do seu partido para a constituição da Federação do Mali entre o Sudão francês da época e o Senegal.
Nascido em Koulikoro (60 quilómetros a leste de Bamako), aproximadamente em 1924, ele fez os seus estudos em medicina na Escola de Medicina de Dakar após uma brilhante passagem pela Escola William Ponty de Gorée (Senegal).
Ele exerceu a medicina em várias localidades do seu país antes de ser revogado pela administração colonial pelas suas actividades políticas.
Escreveu várias obras das quais "Mon cœur est un volcan (Meu coração é um Vulcão)" em 1961, "Le Rescapé de l'Ethylos (O Sobrevivente de Etilos)" em 1963, "Tornade d'Afrique (Tornado de África)" em 1966 e "Mon cœur reste un volcan (Meu Coração Continua um Vulcão)" em 1998.
"O vulcão nunca se apaziguou nem cessou a guarda.
Nem o peso dos anos, nem as doenças tiveram razão da sua combatividade e da sua revolta", escreve segunda-feira o diário privado maliano "Les Echos", numa homenagem ao desaparecido.