Morreu ex-internacional e selecionador de futebol do Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O ex-internacional futebolista senegalês dos anos 1980 e ex-técnico nacional dos "Leões" do Senegal, Joseph Koto, morreu quinta-feira aos 61 anos, em Dakar, depois de um mal-estar.
Brilhante lateral-esquerdo, o falecido ilustrou-se sob as cores do Joana d'Arc de Dakar e da equipa nacional de que fazia parte do grupo (com Cheikh Seck, Roger Mendy, Thierno Youm e outros) que a qualificaram para o CAN de 1986, no Egito, depois de uma ausência de 18 anos.
Depois da sua carreira no futebol, que também o levou aos países do Golfo, Joseph Koto reconverteu-se em técnico, com os primeiros sucessos no seu antigo clube senegalês (Joana d'Arc), antes de desembarcar na seleção nacional.
Com a seleção nacional A, ele fez um trabalho interessante, especialmente depois que o francês Pierre Lechantre, de quem devia ser assistente, preferiu recusar a oferta senegalesa.
Mas foi com a seleção local e dos Sub-20 que o selecionador Koto mais se destacou. Conduziu o Senegal às suas únicas participações no CHAN, em 2009, na Côte d'Ivoire, onde foi meio-finalista, e dois anos depois, no Sudão.
Pela seleção local, conquistou ainda dois troféus da UEMOA (em 2009 em Cotonou, no Benin, e em 2011 em casa), além das Taças Cabral como adjunto de Mayacine Mar e Souleymane Câmara.
Com os Sub-20, ele foi duas vezes finalista do CAN, em 2015 e 2017, e até chegou às meias-finais do Mundial de 2015.
Regressado ao comando da seleção local, há alguns meses, foi finalista da Taça COSAFA da África do Sul, onde o Senegal foi o convidado de honra.
-0- PANA BKN/IS/JSG/MAR/IZ 15out2021