Morreu ex-Presidente tunisino Ben Ali
Túnis, Tunísia (PANA) – O ex-Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, morreu, quinta-feira em Jeddah, na Arábia Saudita, onde se encontrava em asilo, desde 2011, soube a PANA junto do seu advogado, Mounir Ben Salha.
Residia desde então no reino saudita com a sua esposa, Leila, um seu filho e sua filha Mohamed e Halima, respetivamente.
Segundo o advogado, os restos mortais de Ben Ali devem ser transladados para a cidade santa da Mecca, enquanto se espera que a sua família decida do local onde devem ser enterrados.
Segundo a rádio Shems, o ex-Presidente, de 83 anos de idade, foi evacuado para o serviço de reanimação dum hospital, há três meses.
Padecia, já na Tunísia, dum cancro de próstata, o seu estado de saúde deteriorou-se nas últimas semanas, tendo circulado muito antes rumores sobre a sua morte. Mas este foram sendo desmentidos pelo seu advogado e pela sua filha Halima que residia com ele em Jeddah, segundo informações provenientes do seu entourage.
O ex-chefe do Estado tunisino, que dirigiu o país com mão de ferro durante 23 anos, refugiou-se na Arábia Saudita, e, janeiro de 2011, quando eclodiu a revolução tunisina.
Recentemente, o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, declarou não achar inconveniente para que fosse inumado no seu país caso morresse.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 19set2019