Morreu ex-Presidente tchadiano Hissein Habré
Dakar, Senegal (PANA) - O ex-Presidente tchadiano, Hissein Habré, morreu terça-feira de covid-19, na capital senegalesa, Dakar, anunciou a agência noticiosa do Senegal, APS.
De acordo com a mesma fonte, Hissein Habré, que cumpria uma pena de prisão, em Dakar, e sofria de diabetes e hipertensão, estava em estado crítico depois de testar positivo à covid-19.
A sua mulher, Fatimé Raymonde Habré, chamou recentemente a atenção das autoridades senegalesas para o agravamento do seu estado de saúde, e estas últimas reagiram autorizando o seu internamento numa clínica privada e depois num hospital público, onde morreu.
Em 2017, Hissein Habré foi condenado à prisão perpétua por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de tortura cometidos entre 1982 e 1990, enquanto dirigia o Tchad.
No seu julgamento, a 30 de maio de 2016, ele foi considerado culpado de crimes contra a humanidade, violação, execuções, escravidão e sequestro pelas Câmaras Extraordinárias Africanas, o tribunal especial encarregado de julgá-lo.
O ex-Presidente tchadiano refugiou-se, no Senegal, depois da destituição do seu regime, em 1990.
Em 2020, a justiça senegalesa autorizou-o a voltar para a sua casa, em Dakar, por 60 dias, a fim de protegê-lo contra a pandemia do coronavírus.
Ele voltou à prisão, em junho do mesmo ano.
Até ao meio da manhã, a sua morte não tinha ainda sido confirmada por uma fonte oficial ou pela sua família.
-0- PANA JSG/MAR/IZ 24ago2021